Sintrapav garante renovação do ACT nas obras da Usina de Foz de Areia

O Sintrapav Paraná foi à luta, pressionou os patrões e conquistou a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) nas obras da Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, de responsabilidade da empresa Andritz. Os destaques do ACT foram os aumentos salariais e a manutenção dos direitos, mas também houve outros avanços. Confira:

Aumento Salarial

Os pisos e salários foram aumentados em 3% a partir de junho/2018 (data-base). Como a inflação desde o último reajuste salarial foi de 1,76%, o Sintrapav obteve um ganho geral de 1,24%, ou seja, quase o dobro da inflação.

Cesta Básica

Os trabalhadores receberão a título de cesta básica mensal o valor de R$ 700 até a folha de novembro de 2018. A partir de dezembro, a cesta passa para R$ 715.

PLR/PPR

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR/PPR) será equivalente a 1,5 salário-base, proporcional ao tempo de serviço em casos de contratos inferiores a um ano.

Lanche da Tarde

O lanche da tarde será de R$ 5,00, com pagamento em caso da realização de mais de uma hora extra no dia.

Horas Extras

As horas extras permanecem com adicionais diferenciados. Até 45 horas/mês, o trabalhador receberá o valor da hora normal acrescido de adicional de 50%, conforme estabelece a legislação trabalhista. Acima de 45 horas extras no mês, o adicional será de 80%, o mesmo a ser aplicado nas horas extras realizadas aos sábados. Nos domingos e feriados, o adicional será de 120%.

Folga de Campo

Os trabalhadores que estão alojados terão direito à folga de campo (baixada) a cada 49 dias e o período de dispensa remunerada será de 07 (sete) dias consecutivos. As passagens de ida e volta serão custeadas pela empresa e as viagens poderão ser feitas em ônibus convencional ou avião (conforme a distância). Além disso, os trabalhadores receberão R$ 68 por dia de viagem para custeio das despesas com alimentação.

Liberação no Dia do Pagamento

Os trabalhadores serão dispensados a partir do meio-dia nas datas de pagamento. Também está assegurado a liberação em comum acordo, entre empresa e trabalhadores, na sexta-feira subsequente ao dia do pagamento. Os trabalhadores que porventura forem convocados para trabalhar em atividades críticas durante essa dispensa receberão todas as horas desse dia com adicional de 120%.

Kit Mamãe e Bebê

O Kit Mamãe e Bebê consiste no fornecimento de duas cestas natalidades, com itens de necessidades básicas no valor mínimo de R$ 300 para cada um (mamãe e bebê). Mas é importante ficar atento! Para garantir esse benefício, o nascimento do(a) filho(a) do trabalhador deve ser comunicado formalmente à empresa no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o parto.

Cesta Natalina

Todo trabalhador nas obras da UHE Foz do Areia receberão uma cesta natalina no valor de R$ 800 até o dia 20 de dezembro, a ser creditado no ticket alimentação.

Seguro de Vida

Todo trabalhador tem direito ao seguro de vida. Em caso de morte por qualquer causa, a apólice mínima é de R$ 50 mil, entre outros valores para distintas ocorrências (invalidez temporária ou permanente, por exemplo).